sábado, 12 de fevereiro de 2011

Concepções a respeito da vida (ou morte).

Engraçado como a nossa concepção a respeito da vida muda no decorrer do tempo: a gente cresce achando que vai viver até ficar velhinho, mas quando vira adulto vemos que as coisas não são exatamente dessa forma. A nossa concepção sim, pois enquanto não amadurecemos a gente vive fantasiando coisas ou aceitando as fantasias que nos pregam; o ponto de amadurecimento quanto à essa ideia aparece a partir do ponto em que você vê que passou a vida inteira sendo enganado pelo que acreditava. Tudo sempre funcionou de um jeito que nunca mudou: só que geralmente não queremos enxergar, e a pior parte é que não podemos mudar.
Pessoas mais jovens que você ficam internadas ou morrem de AVC, pessoas que num dia estão sadias morrem de um ataque fulminante, e assistindo a tudo isso você fica lá, esperando o dia da sua morte. Afinal, atualmente velhice não é mais critério para óbito.
É por essas e outras que eu sempre digo, sem arrependimentos: viva a sua vida, mas um dia de cada vez. Não adianta você passar a vida inteira fazendo planos para 20 anos depois, sendo que você nem sabe se vai acordar no dia seguinte.
E isso não é revolta minha: é fato comprovado. E isso é tão irônico que chega a ser triste.
*Gostaria de oferecer esse texto à quatro pessoas: ao meu padrinho e tio, "Deusinho", que faleceu ontem (foi uma HONRA ser seu sobrinho e afilhado); a um grande professor que faleceu a poucos dias (Mendes); ao meu amigo Felipe, atualmente internado por causa de um AVC (melhoras, Chulipa: eu tenho a saúde mais fodida que a sua e estou vivo, então tô te esperando pra gente bater uma bolinha); e a um velho jovem amigo que se foi há poucos anos, "Nilçu".

**Acrecentando mais um na homenagem, o que infelizmente não é boa coisa: Vitor Marchel, falecido hoje(14/02): descanse em paz.

3 comentários:

  1. Pois ehh... como já disse o poeta "os bons morrem jovens"!!

    ResponderExcluir
  2. O bom é que aqueles que partem, deixam essências na gente... deixam marcas... eternas.

    [Eu encontrei seu blog nas minhas [muitas] andanças pela internet :)]

    Meu beijo e minha solidariedade.

    ResponderExcluir
  3. Alguém tem os nossos dias contados. Será?
    Parabéns, Diegão!
    Você escreve com muita beleza.

    ResponderExcluir